Como usei minhas habilidades para melhorar a experiência de uso interface do aplicativo Microsoft Outlook?
Problema apresentado: Recentemente o aplicativo da Microsoft vem apresentando alguns problemas, por esse motivo usei algumas abordagens de UX e UI para guiar em uma melhor proposta de solução de problemas.
Desafio proposto: Como eu poderia melhorar a interface visual e o sistema de navegação criando uma boa usabilidade, garantindo uma melhora na experiência de uso dos usuários da plataforma?
Pesquisa e Análise: Ao fazer uma análise heurística listei os problemas encontrados dentro do sistema funcional assim como no aspecto visual.
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Falta de consistência visual no aplicativo;
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Baixo contraste nas informações;
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Não possui feedbacks através de micro interações para as ações dos usuários;
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O aplicativo apresenta uma interface não minimalista com excesso de informações desnecessárias;
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Falta de uma orientação visual para ajudar os usuários em suas ações;
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Falta de visibilidade de status, indicando para onde o usuário deveria ir;
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Pesquisa feita através da Play Store e App Store:
Percebi que 30% dos usuários reclamam de:
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Lentidão do aplicativo;
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Excesso de informações;
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Desorganização das informações;
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Funcionalidades desnecessárias;
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Sistema de filtragem ruim;
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Desorganização de pastas sem interatividade e sem direcionamento.
Etapa de definição: Após mapear essas e outras informações, precisei definir o objetivo final e para isso usei uma técnica chamada HWM que detalha melhor os problemas apresentados.
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Como poderia melhorar o sistema de visualização dos usuários indicando onde estão e para onde irão?
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Como poderia reduzir o número de informações desnecessárias ajudando a ter uma interface mais fluida?
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Como poderia definir um sistema de filtragem e organizar as pastas causando uma boa experiência de uso.
Essas e outras perguntas foram feitas para nortear melhor os problemas.
Etapa de ideação: E para ajudar na concepção e construção de uma nova interface visual, resolvi buscar várias referências visuais para ajudar a compor a revitalização da plataforma.
Wireframe: Após desenhar as telas, resolvi usar a técnica do crazy’8 s para o refinamento das telas.
Protótipo: A partir do refinamento das soluções desenhadas desenvolvi um fluxo de navegação definindo a hierarquia das informações e criando guias de estilos para definir
As cores, tipografia e botões usados na interface, criando um padrão consistente para o uso das informações.
Teste de usabilidade: Ao enviar o teste para algumas pessoas, coletei informações relevantes para a melhoria da interface.
Aprendizados: Durante o processo de construção tive alguns aprendizados, tais como: economia de tempo, ser objetivo nas propostas, trazer clareza aos usuários priorizando as informações mais importantes.
Obrigado!
Ferramentas usadas: Adobe XD, Photoshop e Google Docs.