Reino animal

Somos uma plataforma criada para unir pessoas apaixonadas por pets com o propósito de ajudar a reduzir o número de abandonos.

Etapa de pesquisa:

Problemas apresentados: Existem mais de 100 milhões de cães e gatos nos lares brasileiros. O número é superior ao de crianças (cerca de 60% segundo dados do IBGE de 2010). Porém, segundo uma pesquisa feita pelo instituto Fess'Kobbi, apenas 41% dos cães domésticos foram adotados, sendo o índice 85% para gatos.

 

A adoção ajuda a reduzir o número de cães e gatos abandonados. Estes animaizinhos precisam de um bom lar para serem felizes de verdade. Ao adotar um animal carente, ensinamos aos nossos filhos, às crianças com quem convivemos, verdadeiros valores de responsabilidade, comprometimento e, sobretudo, humanidade.

Dificuldades encontradas: Pessoas que pensam em ter um pet mas ainda não decidiram se vão adotar ou comprar. 

Pessoas que decidiram adotar um pet e precisam entender como.

Pessoas que já adotaram e precisam saber as vacinas/remédios necessários.

Desafio proposto: Diante do cenário atual sobre o aumento de abandono de animais, como eu poderia solucionar esse problema incentivando e simplificando o processo de adoção de qualquer tipo de PET.

Pesquisa exploratória: Para o clareamento das informações, pesquisei qual era o atual momento vivido no brasil e por qual motivo o número de abandono de animais tem crescido drasticamente em nosso país.

Análise de Benchmark: Resolvi fazer um comparativo entre alguns aplicativos existentes no mercado para ver quais soluções resolviam. Para isso defini alguns parâmetros de avaliação dentro da usabilidade para compor a construção da nova plataforma e gerar alguns diferenciais.

Etapa de definição de problema:

HMW:  Para definir melhor os problemas apresentados usei uma técnica chamada HMW onde o objetivo é detalhar melhor o problema para encontrar as melhores soluções.

Más afinal que são essas pessoas e como resolver o problema delas ? O dos primeiros passos foi conhecer bem quem eram essas pessoas e para isso resolvi criar duas personas e detalhar melhor a historia delas através do storytelling.

Storytelling: A primeira história e de Jhon e Jane, casal que morava em Campos do Jordão. Todos os dias John e Jane trabalhavam para manter suas contas, porém nos finais de semana ao ficarem em casa se sentiam pouco sozinhos, por esse motivo decidiram adotar um pet.

 

Porém não sabiam por onde começar! Com isso pediam ajuda aos amigos e familiares. Certo dia já cansados de procurar decidiram procurar na internet e eis que encontram a PETDOTE uma plataforma que mudaria suas vidas. 

 

Por causa disso, John encontrou as melhores orientações sobre como adotar e cuidar de seu futuro pet.

 

Até que finalmente eles acharam Lili uma vira-la dócil e amável, e ficaram felizes com a sua escolha.

Storytelling: A segunda história é de uma cadelinha que foi abandonada em Campos Jordão-SP. Todos os dias Sabrina que era secretária cuidava dela antes de ir para o trabalho, porém ficava triste por não poder ter espaço o suficiente em seu apartamento. 

 

Porém um certo dia Sabrina decidiu levar a cadelinha para a casa, até encontrar alguém que a adotasse, porém não encontrava. Por esse motivo resolveu ficar com ela dando o nome de Lili. E ao passar dos dias teve problemas com o síndico do seu prédio, pois não podia ter cachorros lá.

 

Certo dia ela resolveu procurar na internet, até que encontrou a PETDOTE que a ajudou a se conectar pessoas com o mesmo propósito, apaixonados por animais.

 

Por causa disso, finalmente conseguiu encontrar um casal disposto a adotar Lili. 

 

Sabrina ficou muito feliz por ter conseguido finalmente um doce Lar para Lili.

 

Tudo isso aconteceu graças a PETDOTE, que ajudou a conectar o caminho dessas pessoas reduzindo o número de abandonos de animais trazendo alegria a muitos lares. 

Proposta de solução: Mas afinal como resolvemos os problemas dessas pessoas.

 

Nossa proposta de valor: Somos uma plataforma criada para unir pessoas apaixonadas por pets com o propósito de ajudar a reduzir o número de abandonos.

Etapa de ideação:

Fluxo de navegação: Para definir o propósito das tarefas eu construí um organograma para conduzir melhor as ações dos usuários ao navegar no app.

Mood board: Foi feita uma pesquisa visual com o intuito de compor melhor a interface do app da PETDOTE.

Wireframe: Foram feitos alguns rascunhos e refinamento das telas construídas através de uma técnica chamada crazy’8s.

Style guide: Construído para definir as cores, ícones e família tipográfica para serem usadas, na padronização e construção da interface do APP.

MVP: Foi construído um protótipo para simular a interação ao navegar pelas páginas da plataforma. Foi feito uma landing page para apresentar o app e a proposta de valor.

Aprendizados: Para um sucesso de um projeto e preciso ter empatia acima de tudo.

Obrigado!

Ferramentas usadas: Adobe XD, Adobe Ilustrator, Adobe Photoshop, Marvel App, Power Point e Google Docs.

E-mail: w.bruce2015@outlook.com

Whatsapp: (31) 99313-6197

© 2021 by Wesley Bruce