Como usei processos de UX para ajudar as pessoas encontrarem prestadores de serviços para pequenas reformas.
Como usei processos de UX para ajudar as pessoas encontrarem prestadores de serviços para pequenas reformas.
Como usei processos de UX para ajudar as pessoas encontrarem prestadores de serviços para pequenas reformas.

Recentemente realizei o curso de “design thinking”, cuja proposta do curso era desenvolver um projeto de estudo de UX/UI design.

Sobre o desafio escolhido


Afinal quem nunca precisou de um eletricista, encanador, faz-tudo ou mesmo serviços rápidos de reforma? A maioria das vezes a busca e feitar por indicação, mas, muitas vezes as pessoas não sabem quem indicarem, e também há o risco de que o prestador não estar disponível na hora ou na pressa que se precisa. Como minimizar este problema? quem nunca pensou em se tornar um profissional liberal de diversas áreas. Criando uma renda extra, principalmente hoje com esse momento de crise.

Com base nesses questionamentos inicie o projeto.

Como poderíamos melhorar esse serviço para reduzir em 50% do número de reclamações para que seja mais eficaz, demorando menos e trazer mais resultados positivos. Trazer segurança e satisfação.

Personas

As personas que realmente ilustram o público que queremos atingir começamos a pensar em uma solução para o problema.

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Jornada dos usuários

As jornadas do usuário ajudam a perceber que existem diversos passos na trajetória das personas que poderiam ser simplificados. Com base nisso desenvolvi 2 jornadas uma para cada perfil existente.

Entendendo o problema.

 

O primeiro passo foi conhecer quem são esses usuários e entender as verdadeiras dores deles, como não havia certeza de tal problema. Resolvi validar algumas hipóteses através de um questionário quantitativo. Acreditamos que de que se mostrarmos os resultados através de registro de pessoas na plataforma conseguiremos mais confiabilidade, e o quanto é seguro à plataforma digital eles vão se sentir mais confiáveis.

 

Vamos construir uma aba de validação de experiência, para trazer dados e resultados. Daremos suporte devido a quem precisar para sanar as dúvidas dos usuários e garantir um bom atendimento.

Saberemos que tivemos sucesso se 35% das pessoas precisarem desse serviço. 30% precisarem e querer tocar o negócio próprio e gerarem uma renda extra. Saberemos também quanto se estivermos errados se 80% tiverem mais tempo possível.

 

Pesquisa feita com os usuários

 

Clientes:

 

  • 37,5% das pessoas usarem buscadores como do “google” para encontrar profissionais. 93% das pessoas somente contratam por indicações.

  • 25% Das pessoas contratam de vez enquanto.

  • 43,8% Se sentem inseguras por não conhecer e não terem uma fonte segura.

  • 18,8% Não tem tempo para fazer qualquer reforma.

  • 87,5% preferem contratar a mão de obra devido à habilidade do profissional.

 

Perfil prestador de serviço:

  • 20% Das pessoas buscam serviços pela “internet”.

  • 40% Não sabem como divulgar o seus trabalhos.

  • 40% Das pessoas tem pouco tempo.

 

Links das pesquisas:


Perfil do cliente:

https://goo.gl/forms/5FdTscQPFR6U19H93

 

Perfil prestador de serviço:

https://goo.gl/forms/9aNQCSCczJZBC9JD2

 

 

Entrevistas:

 

Para algumas pessoas, perguntei como foi a experiência da última vez que precisaram de contratar alguém para um serviço em suas residências.

 

Das experiências negativas, listei alguns fatores que preocupam estas pessoas:

 

Clientes:

 

  • Confiança: pois, ninguém contrata desconhecidos sem indicações.

  • Na maioria das vezes não encontram mão de obra barata e qualificada.

  • Na maioria das vezes encontraram fora da região onde moravam.

  • Outras formas de pagamento como através de cartão de crédito.

 

Perfil prestador de serviço:

 

  • Somente conseguem trabalho na maioria das vezes por indicação.

  • Algumas pessoas responderam que não valorizam por não terem um perfil profissional completo.

  • Não sabem como divulgar, e por onde começar.

 

 

Relatórios de usabilidade sobre comportamentos comuns​

 

Para o usuário: Ao selecionar a especialidade desejada por filtro, já irão aparecer as opções disponíveis próximas à localização solicitada. Ao clicar, aparecerá o card. com foto do prestador do serviço e informações como distância, especialidades adicionais, avaliações de outros usuários, se aceita cartão ou dinheiro, entre outros. Após a seleção, a solicitação é feita dentro do aplicativo, que avisa assim que o prestador sair para fazer o atendimento. Há disponibilidade de serviços 24 horas, com opção de atendimento imediato, no mesmo dia ou até dois dias. Não há custo adicional ao cliente da plataforma.

 

Para o prestador: Após criar a conta na plataforma Rede, o prestador deve selecionar as especialidades a que se enquadra e cadastrar todos os dados solicitados. Ao preço de uma mensalidade de exemplo R$ 29,90 se abrem inúmeras possibilidades de uma renda extra.

 

Para os usuários mais antigos: Que já se familiarizaram com a tecnologia atual, tem sido fácil ate mesmo por questões de reconhecer o funcionamento através do uso diário. Já para usuários novos, e conservadores, isso e algo novo, ficam um pouco restringidos quando ao quesito de fornecimento de dados, duvidoso em confiar nestes prestadores de serviços, resumindo pouca segurança para alguns usos das plataformas e comodidade para outros. Alguns ainda preferem suas formas tradicionais de divulgação.

 

 

 

 

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Style Guide
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Métricas de Sucesso

 

Acreditamos que de que se mostrarmos os resultados por registro de pessoas na plataforma conseguimos mais confiabilidade, também se for mostrado o quanto e seguro o aplicativo eles vão se sentir mais confiáveis.

 

Vamos construir uma aba de validação de experiência, trazer dados reais e resultados. Vamos dar o suporte devido que precisarem e sanar as dúvidas dos usuários e garantir um bom atendimento.

 

Saberemos que tivemos sucesso se 70% das pessoas precisarem desse serviço. 30% precisarem e querem tocar o seu negócio próprio e gerarem uma renda extra. Saberemos também quanto se estivermos errados se 80% tiverem mais tempo possível.

 

 

Considerações Finais

 

Foi meu primeiro case de estudo onde pude usar meus estudos recentes sobre a experiência do usuário em prática! Foi muito gratificante conseguir desenvolver uma “interface” com um proposito em um curto período.

 

Não possuía experiência prévia na área de UX/UI, utilizei como base os conhecimentos que adquiri através de cursos online, livros e artigos.

 

"Softwares" usados:

 

Marvel app, Draw io, Google forms, Maze.design, Adobe photoshop, Illustrator, Adobe xd, Invision.

 

Obrigado!

 

 

 

 

 

By Bruce Designer in 2019