Desafio escolhido: Revitalização do Aplicativo Microsoft Outlook

 

Entendendo o problema:


Não é mais novidade que o aplicativo da Microsoft vem apresentando alguns problemas, por isso usei algumas abordagens para guiar em uma melhor solução de problemas, é claro que aqui vou tratar somente das soluções no aspecto visual e funcional.

Etapa de Analise e pesquisa:

Após a análise (resolvi) coletar dados de feedbacks de alguns usuários que utilizam o app. 


Percebi que 30% dos usuários reclamam de: 


• Lentidão do aplicativo
• Excesso de informações
• Desorganização
• Funcionalidades desnecessárias
• Sistema de filtragem ruim
• organização de pastas sem interatividade e sem direcionamento.

Fiz uma análise de Heurística onde identifiquei alguns problemas importantes tais como:

 

• Não havia visibilidade de status, indicando onde o usuário se encontrava e para onde ele deveria ir.

• A interface não era minimalista e possui muitas informações desnecessárias. 

• Baixo contraste nas informações.

• Não havia consistência nas informações.

Após uma pequena análise de benchmark pude notar possíveis melhorias que poderiam ser implementadas na interface do aplicativo. Alguns aplicativos foram analisados como:  O whatsapp que possuí um excelente filtro de busca dos contatos, assim com um bom sistema de navegação. Já  para a organização de pastas me basei no app do gmail.

Defini um proto-persona para o usuário frequente, que acessa seus e-mails diariamente e que enfrentam dificuldades ao resolverem suas tarefas, principalmente a acessarem suas caixas de entrada de emails.

Etapa de definição:

 

Após mapear essas e outras informações, precisei definir o objetivo final, para isso desenhei um fluxo de navegação detalhando alguns passos como: logar como usuário, acessar a caixa de entrada de e-mail, responder e enviar. 

Etapa de geração de ideas:

Para iniciar o processo de ideação, comecei uma busca por referências visuais criando uma biblioteca de imagens (Moodboard). Após isso comecei a desenvolver rascunhos usando outra técnica chamada crazy'8.

 

 

Etapa de desenvolvimento do protótipo:

A partir do refinamento das soluções desenhadas,  defini as cores que foram usadas, botões e tipografia.  Simulei toda interação usando o Adobe XD e Marvel App,  definindo o caminho da tarefa. Ao final enviei o link do protótipo para alguns usuários, para fazerem um teste e coletar feedbacks.

Aprendizado:

 

Durante a revitalização do layout tive alguns aprendizados, tais como: economia de tempo, ser objetivo nas propostas, trazer clareza aos usuários e definir o que é mais importante priorizando as informações mais importantes. 

Obrigado!

Para ver o protótipo navegável acesse o link:   

https://marvelapp.com/1igg5986

 

 

Obrigado!

 

 

 

 

 

By Bruce Designer in 2019