Como usei processos de UX para ajudar as pessoas encontrarem prestadores de serviços para pequenas reformas.
Como usei processos de UX para ajudar as pessoas encontrarem prestadores de serviços para pequenas reformas.

Como ajudar pessoas no momento de suas compras online?

Prove já
Experimente roupas onde estiver

Como ajudar essas pessoas a se sentirem bem consigo mesmas e se vestirem onde estiverem?

Pude participar de um evento de Startup Weekend Retail onde ganhamos em 2º lugar com o Prémio de melhor idea no segmento de varejo. Para quem não conhece Startup Weekend é um evento que reúne pessoas empreendedoras e entusiastas para uma maratona de colaboração, validação e prototipagem de um produto ou serviço. Tivemos uma experiência desafiadora em apenas 54 horas. Trata-se de um processo de desenvolvimento de ideas e decisões para o segmento de varejo.

Desafio:

“Ajudar pessoas a experimentar roupas online de forma prática e onde estiverem.”

Problema:

Inicialmente, foram criados artefactos com base no que foi considerado verdadeiro, por opiniões de pessoas. Em seguida resolvemos validar essa nossa idea onde construímos perguntas para obtermos respostas através de um questionário quantitativo, e conversar com público para entendermos quais foram as opiniões das pessoas. Então fomos para campo.

Pesquisa

Após a pesquisa, identificamos que quase 70% das pessoas desistem de uma compra online justamente por não poderem experimentar e quase 80% desses consumidores são voltados para o mercado de moda. Apesar de apresentar outras dores como preço, entrega, resolvemos atacar somente essa dor a princípio que identificamos ser a maior delas. Fizemos uma pesquisa de mercado para identificar possíveis empresas que resolveriam este problema e como elas solucionavam esse problema. Conseguimos encontrar somente uma uma loja própria pegava todas as medidas possíveis para diminuir a margem de erro na hora da compra, porém sabíamos que poderíamos ir além de uma plataforma que facilita compras onlines.

Mapa de jornada

Mapeamos a jornada dos usuários para sentirmos como seria esse momento de compra e experimentação e através disso encontrarmos oportunidades para possíveis soluções.

Solução:

Após a fase de consolidação do problema, os artefatos foram revisados antes de prosseguir para a etapa de elaboração da solução.

Como poderíamos

Como poderíamos (CNP) Essa é uma técnica bem interessante e simples para gerar ideias, que consiste em fazer perguntas sobre como se poderia melhorar algumas situações.

Como poderíamos criar uma ferramenta que de pouco tempo de uso para dar resultados? Como poderíamos ajudar os usuários a atingir pelo menos 78% dos seus objetivos?

Como poderíamos conectar profissionais do varejo de e-commerce a clientes que desejam comprar online?

Como poderíamos incentivar os usuários a comprarem de forma segura?

Como poderíamos mostrar aos usuários que ele pode encontrar a roupa que ele precisa para aquele momento sem ter o trabalho de sair de onde estiver, optimizando o seu tempo de compra?

Essa e outras perguntas foram feitas para solucionarmos esses problemas.

Nessa etapa surgiu o nome da solução — Compre já! — e o seu meio de entrega de valor. Foi definido também que o produto da solução seria um aplicativo mobile para auxiliar o público a poderem experimentar roupas onde estiverem e manter hábitos compras com segurança e conforto.

 

Com base nisso desenhamos o fluxo de compra desses usuários onde ele entra na nossa plataforma seleciona o produto e solicita o envio. Levamos o produto até o consumidor onde ele estiver e com isso garantimos uma experiência de comodidade e sem qualquer esforço.

Validação

E para validar a nossa solução, desenvolvemos uma landing -Page onde conseguimos, ate o exato momento 115 potenciais clientes.

Monetização

Como somos monetizados? Através do serviço de entrega e sobre cada venda.

Protótipo

O protótipo que foi elaborado a seguir foi uma proposta do MVP (Minimum Viable Product ou Produto Minimamente Viável), por conta do curto prazo para o desenvolvimento do projeto.

O que achei da experiência

Essa foi a segunda vez que participo de uma Startup Weekend em BH/MG e posso dizer que foi um desafio e tanto! Vale a pena participar de eventos que incentivam a prática dos conhecimentos e a ir além. Gostei bastante!

Desafios

Tivemos o compromisso de nos juntarmos para geração de ideas. Ou seja, o tempo estava quase todo comprometido e tive que aproveitar cada intervalo para contribuir e avançarmos com o nosso projeto. A falta de experiência e conhecimento para uns não foi impedimento para nos unirmos e nos envolvermos nesse projeto.

Pesquisamos e validamos, algumas ideas iniciais não deram muito certa. Porém, mantemos o foco e eis o resultado ganhamos em 2º lugar pois acreditamos que no final do 2º tempo conseguiríamos. Obrigado a todos os colaboradores desse projeto e o apoio da CDLBH.

Qualquer opinião sempre será bem-vinda, pois estou em constante evolução nos meus projetos.

By Bruce Designer in 2019