Cabide com roupas

Como melhoramos as experiências de quem compra roupas online.

Em 2019, participei do Startup Weekend Retails, em Belo Horizonte. Era um desafio para ajudar lojistas do mercado de varejo a terem melhores resultados em suas vendas online. Tive a chance de apresentar uma ideia. Ficamos em segundo lugar. Foi uma experiência enorme. Para quem não conhece Startup Weekend é um evento que reúne pessoas empreendedoras e entusiastas para uma maratona de colaboração, validação e prototipagem de um produto ou serviço. Tivemos uma experiência desafiadora em apenas 54 horas. Trata-se de um processo de desenvolvimento de ideias e decisões para o segmento de varejo.

Desafio escolhido: Como poderíamos auxiliar pessoas no momento de suas compras online, gerando mais confiabilidade e segurança?

 

Hipóteses levantadas:

 

  • Pessoas gostam de experimentar antes mesmo de comprar qualquer peça de roupa;

  • Pessoas se sentem seguras ao verificar se o produto é de qualidade.

  • Pessoas têm preguiça de comprar online, pois acham meio burocrático;

  • Mulheres se sentem felizes ao comprarem roupas novas;

  • Mulheres adoram novas tendências de moda;

  • Pessoas andam sem tempo;

  • Pessoas se sentem desconfortáveis ao usarem roupas em provadores de lojas;

  • Pessoas gostam de fazer barganha no mercado da moda;

 

Problema: Inicialmente, foram criadas algumas suposições com base em nossas próprias opiniões. Em seguida resolvemos validar nossas ideias através de um questionário e indo a campo para conversar com as pessoas para entendermos quais eram as dificuldades e aflições que elas enfrentavam ao comprarem online.

Pesquisas com os usuários: Após a pesquisa, identificamos que quase 70% das pessoas desistem do momento de compra de roupa online justamente por não poderem experimentar e quase 80% desses consumidores são voltados para o mercado de moda. Apesar de apresentar outras dores como por exemplo: Variação de preço e tempo de entrega. O problema definido foi como poderíamos auxiliar as pessoas no momento de compra otimizando o seu tempo, e trazendo mais confiabilidade e segurança.

Resultado das pesquisas feitas com os cl

Pesquisa de mercado: Identificamos alguns possíveis competidores, e com isso trouxemos alguns diferenciais através dessa análise de benchmark. O nosso principal diferencial seria levar roupas até essas pessoas com o intuito de experimentarem e comprarem de forma mais segura no conforto de suas casas.

Mapa de jornada: Mapeamos a jornada dos usuários para entendermos melhor suas emoções, criando mais empatia pelos os usuários e criando oportunidades como possíveis soluções.

Mapa de Jornada-Lojista.png
Mapa de Jornada-Cliente.png

Definição de persona: A persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Persona-Cliente.png
Persona-Lojista.png

Definição de problemas: Ao reunir os problemas apresentados, conversamos com o time e utilizando a técnica HMW, para definirmos com clareza os problemas apresentados e gerarmos ideias de forma simples, onde se constata fazer perguntas para melhorarmos uma situação.

  • Como poderíamos ajudar os usuários a atingir pelo menos 78% dos seus objetivos de compras online?

  • ​Como poderíamos conectar profissionais do varejo de e-commerce a clientes que desejam comprar online?

  • Como poderíamos incentivar os usuários a comprarem de forma segura?

  • ​Como poderíamos otimizar o seu tempo de compra?

Proposta de solução: Foram surgindo várias ideias, a partir disso definimos algo que realmente acreditamos que fosse importante para avaliarmos com os usuários nessa etapa surgiu a nossa proposta como solução  ( Prove já!) e o seu meio de entrega de valor. Essa seria uma plataforma que iria auxiliar as pessoas a poderem experimentar roupas onde estiverem e manter hábitos de compras com segurança e conforto.

Validação com os usuários: E para validar a nossa solução, desenvolvemos uma landing-Page onde conseguimos 115 potenciais clientes.

Landing page – 1.png

Monetização: Como somos monetizados? Essa foi uma das principais perguntas que fizemos e definimos que seria  através do serviço de entrega e uma porcentagem definida sobre cada venda realizada..

Definição do fluxo de navegação: Para garantirmos uma boa experiência de uso, definimos um fluxo para conduzir melhor as ações dos consumidores ao navegar em  nossa plataforma. Antes mesmo de desenharmos  nossas ideias no papel.

Protótipo: ​O protótipo foi elaborado como uma  proposta do MVP (Minimum Viable Product).

Moodboard.png
Referências visuais e Style Guide.png
Prototipo.png
Mockup.png

O que achei da experiência: ​Tivemos o compromisso de nos juntarmos para desenvolvermos ideias como propostas de soluções. Sabíamos que o tempo estava totalmente comprometido e tivemos que aproveitar a cada intervalo para contribuir e avançarmos com o nosso projeto. A falta de experiência e conhecimento para alguns não impediu de nos unirmos. A princípio algumas ideias iniciais não deram certo, porém, mantivemos o foco e eis o resultado veio após ter apresentado o PITCH ganhamos o prêmio de melhor ideia apresentada.

 

Obrigado a todos os colaboradores desse desafio.

Ferramentas usadas: Adobe XD, Ilustrator, Figma, Axure, Papel e Caneta, Photoshop.

Fotos do evento.png

E-mail: w.bruce2015@outlook.com

Whatsapp: (31) 99313-6197

© 2021 by Wesley Bruce